Pesquisadoras responsáveis:
Márcia Aparecida Jacomini
Ana Paula de Oliveira Corti
Andreza Barbosa
Conheça toda a equipe da pesquisa aqui
"Mudanças Curriculares e Melhoria do Ensino Público", um projeto de pesquisa-ação | Ano I
"Apresentação da Pesquisa - Perspectiva da Gestão Escolar". Vídeo elaborado em 2023, com depoimentos das diretoras e diretores das sete escolas participantes da pesquisa.
Universidade Federal de São Paulo – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Campus Guarulhos – Departamento de Educação
RESUMO
Este projeto foi elaborado por pesquisadores do Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud), que vem estudando e acompanhando a implementação de políticas educacionais em escolas de rede estadual paulista desde 2018.
A finalidade da pesquisa é contribuir para a melhoria do ensino público por meio de uma ação conjunta entre pesquisadores de universidades e gestores de sete escolas da rede estadual para a implementação reflexiva,
crítica e criativa da Base Nacional Comum Curricular, do Programa Inova Educação e do Novo Ensino Médio, em diálogo com as realidades e necessidades das escolas. Em que medida e como as escolas podem se apropriar criticamente das diretrizes das políticas curriculares oficiais, articulando-as a seus projetos político-pedagógicos locais? Para lidar com esta problemática, propõe-se a realização de uma pesquisa-ação com o objetivo de construir e implementar propostas curriculares respaldadas na autonomia das escolas e na participação democrática das comunidades, considerando suas especificidades, demandas e conhecimentos. Espera-se que o projeto contribua de forma concreta para a melhoria do ensino público do estado de São Paulo, materializada, por exemplo, na melhoria do desempenho dos/as estudantes nas avaliações externas e na diminuição das taxas de reprovação e evasão escolares. Além disso, o projeto pretende fortalecer e consolidar espaços de formação continuada nas unidades escolares e, de forma mais geral, produzir conhecimento teórico-prático sistematizado sobre processos de implementação de políticas curriculares complexas desde as escolas.
XIII Seminario Internacional de la RED ESTRADO
O novo ensino médio paulista e suas implicações para a organização da escola, o trabalho docente e os estudantes. 2023. (Seminário).
VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
O papel da pesquisa-ação na formação docente. 2023. (Congresso).